MEIO AMBIENTE. Apresenta situações ligadas à ecologia, sustentabilidade e preservação dos recursos naturais. Amplia a visão crítica e positiva da necessidade de participação social e conhecimento dos processos produtivos.
ENERGIA LEGAL
Situações objetivas sobre o consumo de energia elétrica mostrando atitudes de DESPERDÍCIO e de uso RACIONAL deste recurso. As perguntas informam sobre as fontes da energia consumida, seus impactos e a comparação entre elas. Enfoca também importantes informações sobre SEGURANÇA, tanto em casa como na rua.
JOGO DA ÁGUA
Destaca a presença e importância da água em situações cotidianas, na SAÚDE e no AMBIENTE. Aborda situações relacionadas ao uso dos recursos hídricos e saneamento. No âmbito da casa e do bairro, evidenciam as atitudes que evitam o desperdício e favorecem o uso racional. Na esfera global apresenta informações que contribuem com a formação de uma consciência ambiental.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Informações sobre as mudanças climáticas e a importância das atitudes positivas em relação ao meio ambiente, de forma lúdica e divertida.
Respondendo perguntas sobre SUSTENTABILIDADE, o jogo estimula a conversa coletiva sobre as questões AMBIENTAIS contemporâneas.
LIGADO NA ENERGIA
Seu conteúdo é composto de dicas e atividades interativas que facilitam a integração e troca de experiências entre os participantes e engloba: Racionalização no uso da Energia e Água, Preservação dos Recursos Naturais e Informações de Segurança.
Jogo sobre sustentabilidade e atitudes que geram impactos em todo o ECOSSISTEMA, passando pela PRESERVAÇÃO de mangues, fauna marinha, turismo sustentável, controle da POLUIÇÃO causada pela ocupação litorânea, pesca comercial e artesanal, etc.
Apresenta informações sobre questões ambientais relacionadas ao CONSUMO, produção de RESÍDUOS, desperdício e melhor aproveitamento dos RECURSOS.
Respondendo perguntas sobre as mudanças climáticas, este jogo de Tabuleiro promove a conversa coletiva sobre as questões ambientais contemporâneas.
Compreender a relação entre o meio ambiente (macrocosmo) e a atuação pessoal como cidadão, vivenciando o entorno (microcosmo): bairro, comunidade, poder público, etc.
Apostando em seus conhecimentos, os participantes constroem um aprendizado sobre diversos fenômenos climáticos e questões ambientais ligadas à qualidade e à poluição do ar.